Neste tipo de investigação quais são as fontes mais fiáveis?
Bem, quer dizer, primeiro o termo "fiável" não será o mais adequado, tudo depende do grau de probabilidade de ter acontecido. Os Evangelhos em geral não são fiáveis porque não foram escritos para ser lidos como um relato histórico. Os Evangelhos são argumentos teológicos sobre Jesus, mas isso não quer dizer que não existam partes historicamente mais fiáveis que outras.
Por exemplo?
A forma como os académicos trabalham é a chamada multiple attestation [multiplicidade de testemunhos]. Se uma história de Jesus for encontrada nos quatro Evangelhos é mais provável que seja um facto histórico do que mitologia. Por exemplo, encontra-se uma história no Evangelho de Marcos - dos primeiros - e no de João - o último a ser escrito - mas a história é diferente nos dois. A entrada de Jesus em Jerusalém no Evangelho de Marcos é a última coisa que Jesus faz durante o seu ministério. No de João é a primeira. Os académicos quando confrontados com isto concluem que a de Marco é mais fiável que a de João porque foi escrita 40 anos antes da de João. Mas será uma fórmula à prova de bala? Não. No entanto, é o melhor que podemos fazer.
Porque decidiu escrever sobre Jesus?
Tenho uma longa história com Jesus, primeiro a adorá-lo religiosamente, depois a estudá-lo como figura história. Estamos a falar da figura mais importante da sociedade ocidental. Um homem envolto em mistério, cuja vida foi interpretada de diferentes formas, e estou muito interessado em quem era mesmo e no que significava no mundo em que viveu.
Vanda Marques, do i, entrevistou Reza Aslan. A entrevista completa pode ser lida aqui.