A história de Crime começa num voo para Miami. Nele viaja o detective escocês Ray Lennox acompanhado da noiva, Trudi. Enquanto Lennox tenta combater sucessivas vagas de pânico, ela lê, imperturbável, a Noiva Perfeita. Em busca de umas férias retemperadoras Flórida, vão também começar a preparar a festa do casamento, que se avizinha.
Lennox tem atrás de si uma cura de desintoxicação e o desfecho de uma investigação. Porém a imagem do pedófilo (entretanto capturado) e sobretudo da vítima, que não conseguira salvar, ensombram a sua existência.
A luminosidade e o calor impiedosos de Miami vão agravar o sofrimento do detective — um verdadeiro feixe de nervos e angústia — dilacerando-o ao ponto da ruptura com a namorada e da recaída na cocaína. Quando acorda da noite violenta que passou em casa das duas raparigas que conhecera no bar, vê-se a braços com uma tarefa surpreendente, mas talhada para si: resgatar uma criança de do poderoso ninho de pedofilia em que ele, Lennox, aterrara involuntariamente na véspera.
Crime, de Irvine Welsh | Serpente Emplumada | Irvine Welsh
tradução de Jorge Pereirinha Pires
A capa da edição portuguesa de Crime foi escolhida pelos leitores da Quetzal no Facebook.